CERCIMARCO

Espaço Municipal da Juventude do Marco de Canaveses enche para assistir ao documentário “Quem Se Importa?”

“Quem se importa”  foi o tema da  sessão de cinema que se realizou  no Marco Fórum XXI, no dia 10 de Outubro, às 21h30.

“(Re) Pensar a cidadania no Mundo Global” é o grande objetivo deste documentário.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Projeto Caerus CLDS [+] Marco de Canaveses e a Fundação EDP sendo aberta a toda a comunidade.

A projeção do documentário “Quem Se Importa?” foi acompanhada de pipocas e muito espírito de cidadania num serão que resultou num tocante momento de sensibilização e debate em torno dos problemas sociais mais prementes.

Abordaram-se questões como a saúde e a sua relação com a pobreza, a inclusão social de cidadãos com deficiência e a limpeza de recursos naturais como matas e rios. O documentário, com a duração aproximada de 90 minutos, trouxe até ao Marco de Canaveses uma visão global dos problemas sociais que assolam a humanidade e os empreendedores sociais que diariamente lutam para os debelar, funcionando como ponto de partida para um animado debate, em ambiente informal, em torno de questões de interesse para o nosso concelho e a nossa região.

A noite encerrou com a intervenção do Dr. Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal, que apelou também ao sentido cívico e solidário dos presentes, desafiando a todos à participação ativa na procura de soluções para os problemas debatidos.

in:http://www.projectocaerus.org/o-marco-de-canaveses-importa-se-2/

Sobre “Quem se importa”

Este documentário, de Mara Mourão, realizado em 2012, mostra o trabalho de 18 empreendedores sociais cujas ideias visionárias já transformaram milhões de vidas. São pessoas reais – algumas delas são grandes nomes internacionais como Muhammed Yunus (Nobel da Paz 2006) ou Bill Drayton da Ashoka – capazes não só de mudar a sociedade em redor, mas também de causar o impacto social para que essas ideias possam transformar-se em políticas públicas pelo mundo fora.

Esta longa-metragem foi filmada em 7 países diferentes – Brasil, Peru, EUA, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha – e conta com várias animações, além das cenas gravadas em Português, Inglês e Espanhol.

Mais do que um filme, Quem se Importa está a transformar-se num verdadeiro movimento social.

 

A referida parceria continuará a projetar esta obra prima do cinema não ficção, designadamente, dia 18 de outubro em Alpendorada Várzea e Torrão, com o apoio do GCA – Ginásio Clube de Alpendorada.

Outras instituições interessadas em promover este movimento, por favor contactem-nos através de um dos seguintes contatos:

CERCIMARCO

926 729 599 ou web@cercimarco.pt

CAERUS

926 106 875  ou geral@projectocaerus.com